Coaching de vida: como funciona e como pode ajudar?

ocê já ouviu falar no coaching de vida, também conhecido como life coaching?

Caso você já tenha ouvido falar em Coaching de vida, provavelmente sabe que esse termo também pode ser denominado por Life Coaching, não é?

Neste artigo vamos falar um pouco sobre o Coaching de Vida: como funciona, métodos empregados, cuidados que devemos ter ao adotá-lo, dentre outras abordagens, mas antes de começarmos a trabalhar esse conteúdo, pedimos que você leia as perguntas abaixo e reflita sobre elas:

O que você faria, se qualquer coisa fosse possível, sem quaisquer barreiras ou medos?

O que você faria, é o que você está fazendo atualmente?

Onde estão as respostas que você busca?

Você refletiu? Caso você tenha respondido à todas elas sem hesitação, e está seguro de que tem controle total sobre a sua vida, parabéns!

No entanto, se você não conseguiu chegar a alguma conclusão, não se preocupe: você certamente alcançará as respostas que procura.

Por isso convidamos você, tanto o que soube responder às perguntas, quanto aquele que ainda não sabe, a continuar lendo e achar uma solução. Confira:

Como seria ter tudo o que você sempre quis?

É possível que você esteja pensando que de nada adianta refletir sobre isso, pois isso é impossível de acontecer.

Entretanto, lembre-se de que muitas coisas grandiosas já foram realizadas pela humanidade, e a maior parte delas foi, um dia, impossível. Para isso, foi necessário que alguém com coragem tomasse a iniciativa para fazer acontecer, para provar que era possível.

Às vezes pensamos que nossos sonhos não são possíveis de serem realizados pois não somos como essas pessoas que tem coragem, que vão lá e fazem. Ou até mesmo nutrimos uma frustração por ter tentado e não ter conseguido, o que nos torna amargurados e céticos em relação à vida.

Muitos fatores externos e internos podem ter contribuído para essa falha, mas no final você saiu como o prejudicado.

Então queremos lhe passar uma mensagem: por maior ou mais simples que seja, você é capaz de alcançar seus sonhos.

Não se trata de autoajuda, texto motivacional ou ajuda psicológica. A todas essas áreas podem caber diversos métodos e resoluções e também a complementação com outras, como o coaching, para a melhor resolução do problema.

Através do coaching, você pode identificar seus problemas-chave e trabalhar através de metodologias baseadas em métodos científicos e em ciências como administração, programação neurolinguística e gestão de pessoas, para que eles possam ser solucionados.

Se você quer realizar os seus sonhos mais ousados, ir mais além e superar os seus medos, a sua resposta está no coaching de vida.

O coaching de vida é um processo capaz de potencializar suas habilidades para que você possa conquistar muito mais. Através dele, é possível melhorar todas as áreas da vida, com foco no aumento da performance.

Mas afinal de contas, como funciona o Life Coaching?

O coaching de vida é um processo e por isso tem fases a serem seguidas, a fim de que o coachee possa alcançar o seu objetivo.

No primeiro momento, existe uma identificação do coach em determinar em qual estado o cliente se encontra, ou seja, seu Estado Atual. Como está a vida do cliente, em que estão baseados seus relacionamentos, como o cliente está se sentindo acerca da sua trajetória.

Em um segundo momento, após a realização das análises, o cliente define o seu objetivo com a ajuda do coach e ambos chegam à um acordo de qual é o Estado Desejado. Ou seja, definido o ponto A é necessário chegar ao ponto B.

No terceiro momento, o coach entra em ação ajudando o coachee a perceber os fatores críticos impeditivos que o levam a não alcançar o seu objetivo e também aqueles que o ajudam a alcançá-lo. Caso a demanda do cliente seja possuir equilíbrio em sua vida, o coach vai lhe dar as ferramentas e exercícios necessários para atingir o objetivo.

Resumindo

Através dos métodos usados no coaching de vida, é realizada uma análise e é desenvolvido um planejamento para a melhoria de todos os aspectos da vida do coachee.

Essas áreas abrangem os relacionamentos familiares e de amizade, questões espirituais, cuidados com a saúde, saúde financeira, desenvolvimento profissional e tudo o mais que influenciar a vida do indivíduo.

O Life Coaching visa contribuir para que a pessoa encontre um equilíbrio na vida, estudando o que precisa ser melhorado, valorizado e evitado, sempre com o objetivo de alcançar o resultado esperado pelo coachee.

Assim sendo, essa modalidade de coaching é voltada para aqueles indivíduos que desejam aumentar os resultados pessoais e alcançar tudo aquilo que é necessário para ter uma vida melhor, repleta de conquistas, satisfações e realizações.

Esse processo permitirá que você nutra relacionamentos mais duradouros, tenha mais qualidade de vida e se conheça melhor.

Como o coaching de vida pode ajudar?

Um dos principais focos do coaching de vida costuma ser o equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional.

Afinal, de que adianta ter uma carreira de sucesso e não ser feliz no âmbito pessoal? Ou de que adianta ter um bom salário e bens materiais sem que isso lhe dê a plenitude que busca? O Life Coaching pode lhe ajudar a encontrar esse importante equilíbrio.

Além disso, ele atua para que as frustrações profissionais não impactem a sua vida pessoal.

Geralmente, as pessoas que estão frustradas com o rumo profissional que estão seguindo acabam descontando esse desgosto nos seus familiares e amigos. Para que essas relações essenciais não sejam quebradas, o coaching de vida é a forma pela qual muitos buscam ajuda.

Assim, aquele que aceita os desafios e utiliza as ferramentas e métodos propostos pelo Life Coaching, passa a ter mais controle sobre a própria vida, estabelecendo metas e objetivos para encontrar a felicidade.

As mudanças que ocorrem na vida daqueles que participam desse processo são notórias, independentemente do histórico da pessoa, trabalho, condição financeira e região em que vive. Isso mostra que o Life Coaching pode ser exitoso para qualquer pessoa que se dedique a ele e que embarque em um projeto de mudança.

O maior interessado nesse processo é o coachee, portanto, ele precisa se dedicar e aproveitar cada minuto dessa experiência incrível.

Quais as vantagens em pôr em prática os métodos do Life Coaching?

O coaching de vida tem inúmeras vantagens. Já citamos várias delas ao longo desse texto, mas vamos mostrar mais algumas:

  • Descoberta de novas possibilidades
  • Melhora no relacionamento com a família e amigos
  • Recuperação do casamento em crise
  • Definição de prioridades, objetivos e metas
  • Reorganização financeira
  • Quebra de crenças limitantes e paradigmas
  • Superação de medos
  • Aumento da autoestima e autoconfiança
  • Melhor gerenciamento do tempo
  • Aumento da produtividade
  • Ajuste do planejamento profissional
  • Autoconhecimento e autodesenvolvimento

Essas são algumas das vantagens que o coaching de vida oferece e que podem mudar o seu dia a dia consideravelmente para melhor! Reassuma o controle da sua vida e entregue o melhor de si em tudo o que fizer. Os resultados são consequência: eles virão e recompensarão toda sua dedicação e esforço.

Mas afinal de contas, como funciona o Life Coaching?

O coaching de carreira é o processo voltado ao apoio para o aperfeiçoamento de carreira profissional do coachee.

Nessa modalidade, o foco é alcançar as metas, objetivos e resultados organizacionais, além de potencializar a produtividade profissional para um desenvolvimento e crescimento na carreira.

Já o coaching de vida visa, principalmente, o desenvolvimento pessoal. Ou seja, é um processo que tem sua metodologia focada nas realizações pessoais. Entretanto, como ele age em todos os aspectos da vida, é possível que seja dado um suporte também aos aspectos profissionais.

Além do Life coaching, cabe destacar outras duas modalidades que derivam do coaching individual e cujos resultados são incríveis!

Uma delas é o Coaching de Saúde, que visa a aplicação de uma metodologia que permite ao indivíduo alcançar um peso ideal e a ter muito mais disposição e saúde. Como mais de 95% das doenças físicas advém de emoções tóxicas e estilos de vida disfuncionais, esse coaching faz com que as pessoas parem de se sabotar, tenham muito mais disposição para as atividades do dia a dia e percam a vontade desmedida de comer em ocasiões impróprias.

A outra é o Coaching Individual Financeiro, um processo que levará o participante a alcançar resultados concretos e de alta performance. Nessa modalidade, o coach avalia a situação financeira do coachee e compreende qual é o seu objetivo. Com essas informações, é traçado um plano de ação que permitirá a conquista dos sonhos financeiros mais ousados. Ou seja, com o Coaching Individual Financeiro você aprenderá a gerar a renda que sempre sonhou e saberá qual o caminho para chegar lá.

Quais cuidados ao adotar o coaching de vida?

O processo de coaching desenvolve e capacita o coachee para que ele possa alcançar seus resultados. Porém, se mal realizado, ele pode piorar ainda mais a situação e pôr em risco tanto a saúde emocional como a saúde física do coachee.

Para chegar aos resultados almejados é necessário contratar um coach que lhe traga confiança em seus métodos, que possua certificações comprovando seu aprendizado e que, caso já tenha chegado a trabalhar para alguém possua experiências positivas com outros clientes, ou seja, esse profissional precisa mostrar ao cliente que tem uma capacitação direcionada à área de atuação.

Devido à ao sucesso do coaching no Brasil, há muitos indivíduos que se apresentam como coaches, mas na verdade não o são. Há até mesmo profissionais que possuem uma especialidade diferente da de coach, e são excelentes em sua área, mas se acham no direito de atuarem como coachees sem a devida capacitação para tal. Cuidado!

Embora possa ser uma complementação maravilhosa possuir experiência em uma área específica de trabalho, isso não é o suficiente para tornar-se um coach.

Além disso, como já mencionamos, lembre-se que o coaching é apenas uma de várias ferramentas que podem lhe ajudar a alcançar o sucesso.

O objetivo de todas as áreas mencionadas, como a psicologia, utilização de autoajuda ou mentoring, tem algo em comum: auxiliar o indivíduo a encontrar seu bem-estar, seja mental ou físico, ou em alguma modalidade profissional, como o mentoring.

Cada uma delas pode ser complementada uma com a outra pois possuem métodos e avaliações diferentes. A nossa é lhe ajudar a alcançar a sua performance máxima!

Onde posso fazer o coaching de vida?

Se você percebeu em como o coaching de vida pode revolucionar a sua vida e quer dar o primeiro passo, procure a Febracis.

Nós oferecemos o Coaching Life Individual, que direciona todas as áreas da vida da pessoa de forma organizada e prática. Com esse coaching, você conseguirá realizar todas as atividades planejadas e alcançará seus objetivos, dentro do prazo e com resultados incríveis!

Contate-nos para saber mais informações e conte conosco nesse processo de mudança!

Artigos publicados em nosso blog

Você Também PODE GOSTAR

3 motivos para você desenvolver a sua Inteligência Financeira
Como o Ritual do Acordar pode mudar seus resultados?
Você tem o que precisa para alcançar seus objetivos?
O que é assessment e como isso pode renovar sua carreira
5 historinhas para não assumir o controle da sua vida
O poder extraordinário do Abraço de 40 segundos
Você conhece o método 5W2H?
Como descobrir sua Missão de Vida?
Por que é tão difícil realizar uma mudança de hábitos?

Solicite atendimento