Inteligência Emocional: o recurso mais exigido nas organizações

Você sabia que 87% das pessoas fracassam por falta de Inteligência Emocional? Esses dados, retirados de uma pesquisa realizada pela revista Você S/A, afetam diversos profissionais em todas as áreas e são determinantes para o sucesso num ambiente corporativo.

O conceito de inteligência emocional vem à tona em 1995, com o lançamento do livro: Inteligência Emocional, do jornalista e psicólogo Daniel Goleman. A partir daí, as organizações passaram a dar atenção ao perfil psicológico de seus funcionários, tornando este recurso, determinante na contratação.

O impacto da inteligência emocional no seu sucesso profissional, já é algo comprovado e muito requisitado nas organizações, atualmente. Afinal, esta é uma maneira poderosa de concentrar sua energia em uma direção, para obter um resultado tremendo.

A consultoria TalentSmart testou a inteligência emocional junto com 33 outras habilidades importantes no local de trabalho, e descobriu que a inteligência emocional é o fator que mais influencia seu desempenho profissional, explicando um total de 58% de sucesso em todos os tipos de postos de trabalho.

Antes de explicar o que é, de fato, Inteligência Emocional é preciso que você imagine, metaforicamente, que o cérebro é dividido em duas áreas: hemisfério esquerdo e hemisfério direito. A metáfora da neurociência diz que o hemisfério esquerdo é o racional, matemático, lógico, cognitivo, analítico, crítico e talvez até meio chato.

Já o hemisfério direito é o lado da intuição, das emoções, dos sentimentos, de uma compreensão subjetiva e emocional do mundo. Então, Inteligência Emocional é quando conseguimos captar o mundo por meio dos estímulos, usando bem os dois hemisférios.

É necessário usar o hemisfério esquerdo, racional, crítico, lógico, mas também usar uma compreensão emocional e subjetiva do mundo. E quando se vê tudo pelos dois hemisférios, o mundo fica muito mais realista, porque o esquerdo só vê letras e números, fatos e dados; e o lado direito vê a subjetividade, as intenções e as emoções.

E você? Se considera alguém com inteligência emocional? Você a cultiva? Dedica tempo a isso? Ou você só pensa no hemisfério esquerdo, racional e trabalha focado nisso, desesperado para ter mais conhecimento, desprestigiando o lado emocional?

>> O profissional que tem inteligência emocional vai mais longe, sabia? Por isso acho que você deve considerar um treinamento de inteligência emocional

Faça o teste abaixo e descubra qual área você precisa trabalhar para ter inteligência emocional no seu trabalho:

1 – De que maneira você costuma administrar sua rotina?
a) Você planeja todos os detalhes da sua agenda e procura seguí-los à risca.
b) Você é bastante flexível ao que foi previsto e não gosta de planejamentos fechados.

2 – Como você se sente ao trabalhar com algo que exija muita atenção aos detalhes?
a) Você é naturalmente atento a eles, não deixa passar nenhum.
b) Você se sente muito impaciente e preferiria deixar os detalhes com outra pessoa.

3 – As pessoas costumam falar que você é..
a) Sério demais e às vezes é desconfiado sem tanta necessidade.
b) Muito risonho e otimista, precisando colocar mais os “pés no chão”.

4 – Suas decisões são mais baseadas…
a) No aprendizado no passado e em informações de muita credibilidade.
b) Na intuição e em grandes idéias que surgem no momento, sendo comum, por isso, “quebrar a cara”.

5- Como você age quando se depara com algo que considera errado?
a) Tem uma tendência a observar e julgar, sendo bastante crítico.
b) Observa o que está errado sem julgar ou criticar – desde que o acontecimento não tenha a ver com você.

6 – Sobre sua confiança em pessoas que não conhece…
a) Você costuma ser cético e desconfiado, muitas vezes achando que algi errado pode acontecer.
b) acredita em tudo e em todos, muitas vezes deixando de enxergar o óbvio.

7 – Como você se sente quando precisa tomar alguma decisão que envolve algum risco?
a) Desconfortável, pois sente uma necessidade de segurança e controle.
b) Você procura não se planejar muito, é um prazer se deparar com o novo.

8 – Como você age diante do seu planejamento de vida?
a) Você planeja tudo ao máximo e se sente ansioso quando imagina que algo pode dar errado.
b) Você procura não planejar muito, é um prazer se deparar com o novo.

9 – Com que intensidade seus pensamentos costumam fluir?
a) Estão sempre a mil por hora, mesmo quando você está calado.
b) Você pensa, mas com leveza e sem autocobrança.

10 – Em que ritmo você vive?
a) Sempre atento ao futuro, suas possibilidades e riscos.
b) Vive o aqui e o agora, deixando sempre que possível o futuro para depois.

>> Vem cá: será que você um bom grau de inteligência emocional ou não? Eu tenho 10 sinais aqui, vê se você se identifica. 

RESULTADO

Maioria Letra  A: o lado predominante do seu cérebro é o hemisfério esquerdo. Isto significa que você tende a ter um pensamento mais racional. Você procura sempre a lógica das coisas e busca a consciência sobre todos os aspectos da vida. Sua memória é importante para você, já que é por meio dela que você baseia suas experiências presentes e futuras. Você valoriza a intelectualidade e sua inteligência é mais propensa a produzir idéias.

Maioria Letra B: o lado dominante do seu cérebro é o hemisfério direito. Isto significa que você tende a ter um pensamento mais intuitivo. Você se baseia em seus sentimentos e emoções, valorizando suas crenças e sua visão própria do mundo. Seu inconsciente tem bastante vazão, sendo que você ancora nele suas decisões. Sua inteligência é propensa a realizar ideias.

Até a próxima!

Artigos publicados em nosso blog

Você Também PODE GOSTAR

3 motivos para você desenvolver a sua Inteligência Financeira
Como o Ritual do Acordar pode mudar seus resultados?
Você tem o que precisa para alcançar seus objetivos?
O que é assessment e como isso pode renovar sua carreira
5 historinhas para não assumir o controle da sua vida
O poder extraordinário do Abraço de 40 segundos
Você conhece o método 5W2H?
Como descobrir sua Missão de Vida?
Por que é tão difícil realizar uma mudança de hábitos?

Solicite atendimento