Como montar um plano de carreira completo?

Qual é o seu plano de carreira?

Receber uma promoção, tornar-se o líder de uma equipe, conseguir aquele emprego dos sonhos? Ou você não tem um plano de carreira definido?

Todos os objetivos que são definidos de forma organizada, conscientes e para os quais você se prepara e dedica são possíveis. Para isso, é vital que você elabore um plano de carreira que consiga visualizar de forma clara, para se automotivar no dia a dia a chegar lá.

Ter um plano de carreira também ajuda a definir de forma realista onde você está e aonde quer chegar profissionalmente, estabelecendo metas de médio e longo prazo que fazem sentido para o objetivo futuro. Com ele, você aumenta suas chances de sucesso e evita aquele sentimento de tempo perdido, de que o tempo passou e você não trabalhou para alcançar o seu sonho.

Para lhe ajudar, vamos mostrar, nesse post, o que é um plano de carreira em Y e em W, e, logo depois, mostraremos 06 passos fundamentais para que você elabore o seu.

Está pronto para aprender um conteúdo que vai mudar sua trajetória profissional? Acompanhe!

O que é um plano de carreira?

Antes de mais nada, é preciso que você  saiba o que de fato o que é um plano de carreira. Estamos falando de um conjunto de caminhos e metas bem definidos que servem como um direcionamento de crescimento profissional.

O plano de carreira é muito mais que um benefício dado pela empresa a seus funcionários. É um plano individual, no qual cada um traça seus próprios objetivos.  Com ele, o profissional pode saber por quais etapas passará na hierarquia corporativa e quanto tempo ficará em cada uma delas, além das competências esperadas dele.

O que é um plano de carreira em Y?

O plano de carreira em Y foi inspirado pelo próprio desenho da letra Y. Esse plano sugere que, a partir de uma determinada posição ou cargo, o profissional encontra uma bifurcação. Nesse momento, ele deve escolher se segue uma carreira de especialista ou de gestor.

Para determinadas carreiras, a possibilidade de ser um especialista é mais comum, como na de engenharia, tecnologia, indústria de alimentos ou farmacêutica. Desse profissional, espera-se um papel revolucionário na organização. Deseja-se que ele traga, especialmente, inovações, para contribuir com uma posição de vantagem da empresa frente à concorrência.

De forma resumida, o Y tende a ser mais utilizado por conta das carreiras de gestão e especialista terem espaços diferentes dentro da organização.

Se você quiser saber mais sobre ter uma carreira em Y, clique aqui e leia este artigo.

O que é um plano de carreira em W?

Já o plano de carreira em W sugere um terceiro caminho, que é um misto dos outros dois (especialista e gestor). Assim, ao invés de seguir como um especialista ou gestor, esse profissional também pode se tornar um gestor de projetos.

Ele não é considerado um líder tradicional, que se responsabiliza pelo desenvolvimento dos demais membros da equipe. Ele acompanha pontualmente o desenvolvimento e crescimento dessas pessoas no âmbito de um projeto específico, fornecendo feedbacks mais técnicos, atuando de forma consultiva.

Esse modelo não é tão usado, pois funciona bem em setores bastante específicos, especialmente aqueles no ramo da tecnologia. A título exemplificativo, um programador de software sênior pode fazer a gestão de outros desenvolvedores, tornar-se especialista ou gerir projetos de desenvolvimento de novas tecnologias dentro da empresa.

6 passos para elaborar um plano de carreira

Agora que você já conhece os dois tipos de plano de carreira, vamos mostrar 6 passos que você deve seguir para elaborar um plano de carreira ideal.

É importante que você tenha em mente que esse plano deve ser elaborado com o objetivo de levá-lo do seu estado atual (onde você está profissionalmente) ao estado desejado (como e onde gostaria de estar dentro de um período determinado de tempo).

1- Reflita sobre o seu Estado Atual

Antes de qualquer outra coisa, reflita profundamente sobre o seu estado atual. Avalie todos os pontos da sua vida profissional e se autoconheça. Você deve ser capaz de responder às seguintes perguntas:

  • Qual é a sua ocupação atual?
  • Está feliz e satisfeito com ela?
  • O seu ramo profissional o estimula a dar o melhor de si?
  • Ele o desafia à melhoria contínua?
  • O que você mais gosta e menos gosta na rotina de trabalho?
  • Tem algum hobby que é a sua paixão e que se relaciona (ou não) com a sua rotina de trabalho?

Para organizar melhor suas ideias, anote tudo em um documento. Anote tudo o que vier a sua cabeça – sem restrições! Isso o ajudará a ter mais clareza das suas ideias e reflexões.

2- Defina o seu Estado Desejado

Nesse momento, você deve refletir quem deseja ser profissionalmente dentro de dois, cinco, dez ou quinze anos. Essa é uma reflexão fundamental para o plano de carreira, já que permite que você defina o que precisa fazer para alcançar uma posição profissional dos sonhos e atingir a plenitude.

A partir do momento em que esse objetivo for definido, você será capaz de guiar melhor sua carreira e aproveitar todas as oportunidades que surgirem no caminho. Isso faz com que você tome as rédeas da sua vida profissional e não fique à mercê dos acontecimentos.

3- Compreenda seu Estado Desejado

Não basta definir qual é o seu Estado Desejado: é preciso compreender o que está por trás dessa vontade. Novamente, reflita sobre alguns questionamentos e anote suas respostas em um papel:

  • Por que definir este como sendo o meu estado desejado?
  • O que me motiva a chegar lá?
  • Por que valerá a pena alcançar esse objetivo?
  • Sou motivado pelo dinheiro, posição de prestígio ou paixão pelo que faço?
  • Por que esse estado desejado é importante?

As respostas devem estar alinhadas aos seus valores e àquilo que você quer para a sua vida e futuro. Somente dessa forma será possível se manter motivado e focado ao longo da execução do seu plano de carreira.

4- Trace as metas

Até o momento você já definiu o início (estado atual) e o fim (estado desejado) do seu plano de carreira. Agora chegou a hora de definir o caminho que deverá ser percorrido.

Para poder definir esse caminho, faça o seguinte:

  • Separe o intervalo de tempo entre o estado atual e o desejado;
  • Defina o que você precisa fazer durante esse tempo para se preparar para chegar lá:

– O que precisa estudar?

– Que cursos precisa fazer? Que livros ler?

– Precisa fazer um coaching?

– Precisa sair da sua empresa atual e buscar alguma com mais possibilidade de crescimento?

– Precisa trabalhar sua inteligência emocional?

  • Faça uma análise geral e veja se esse plano está realista, mas, ao mesmo tempo, ousado (você precisa se desafiar a fazer mais e melhor, sempre!).

5- Invista em autoconhecimento e estude sobre sua área

autoconhecimento é fundamental quando você prepara um plano de carreira. Se você conhece seus pontos fortes e fracos, seus medos, suas competências, o que te faz bem, o que precisa desenvolver e aprimorar, chegar ao objetivo traçado será muito mais fácil.

Além disso, é essencial conhecer a sua área de interesse, aquela na qual você quer crescer e se destacar. Pesquise sobre o setor, saiba quais são as empresas de referência, converse com outros profissionais, faça networking com aqueles que já estão na posição que você almeja.

Isso tudo possibilitará que você se sinta mais seguro e preparado.

6- Defina prazos para o cumprimento de cada meta

Nesse momento, seu plano de carreira está praticamente pronto. Mas, ainda falta uma ação essencial: definir os prazos para o cumprimento de cada meta.

A partir do momento em que você define o prazo para uma meta, você manterá seus objetivos claros e o acompanhamento se torna constante. Quando você cumpre pequenas metas dentro do tempo estipulado, a motivação é ainda maior para conquistar o próximo passo e, assim, chegar ao estado desejado é muito mais prazeroso.

Defina prazos realizáveis e considerando eventuais obstáculos. Entretanto, não se esqueça: o plano de carreira também deve ser desafiante, afinal, você está buscando uma posição dos sonhos!

Para um plano de carreira de sucesso, esteja disposto a correr certos riscos, tentar novas experiências e abandonar a zona de conforto.

Se você sentir, ao longo desse processo, que você precisa se aprimorar profissionalmente, conte com a Febracis.

Somos uma das maiores referências em coaching da América Latina e que já ajudou milhares de pessoas a avançarem em suas carreiras e trilharem um plano de carreira dos sonhos.

Descubra como o Coaching Carreiras pode te ajudar nesse processo entrando em contato com o Time Febracis.  Ligue: 0800 280 3155.

Artigos publicados em nosso blog

Você Também PODE GOSTAR

3 motivos para você desenvolver a sua Inteligência Financeira
Como o Ritual do Acordar pode mudar seus resultados?
Você tem o que precisa para alcançar seus objetivos?
O que é assessment e como isso pode renovar sua carreira
5 historinhas para não assumir o controle da sua vida
O poder extraordinário do Abraço de 40 segundos
Você conhece o método 5W2H?
Como descobrir sua Missão de Vida?
Por que é tão difícil realizar uma mudança de hábitos?

Solicite atendimento